Ana Castela, Us Agroboy, Léo e Raphael, DJ Cris no Beat: conheça as atrações da Barraca Universitária

Eles são algumas das promessas da nova geração de sertanejos universitários e vão agitar as noites na nova BU, entre 5 e 14 de agosto

Quando Luan Santana cantou pela primeira vez na Barraca Universitária, em 2009 , ele era um mero desconhecido do grande público. Poucos meses depois, “Tô de Cara” e “Meteoro” estavam estouradas nas paradas, e com elas Luan se tornou um dos artistas mais executados nas rádios do Brasil naquele ano. O mesmo aconteceu com Vitor e Leo, Henrique e Juliano, Zé Neto e Cristiano e as gêmeas Maiara e Maraísa: a Maringá FM apostou no talento desses jovens artistas, tocando suas músicas na rádio e os levando para o palco da BU, em uma das feiras agropecuárias mais importantes do sul do País, a Expoingá. Assim, em 20 anos de história, a Barraca Universitária encontrou sua grande vocação: antecipar as novas tendências do mercado fonográfico sertanejo.

Seguindo a tradição, o line-up da BU 2022 traz, pela primeira vez em Maringá, artistas que estão despontando na nova onda do sertanejo, que exalta orgulho do agronegócio e mistura o “modão bruto” com estilos eletrônicos, como funk e rap acústico.

Quem abre a programação do primeiro fim de semana (5 de agosto) é Us Agroboy, Luan Pereira e Lucas Beat, DJ paulista que virou fenômeno ao unir romantismo ao batidão do funk. Na noite seguinte, é a vez da dupla Hugo e Guilherme subir ao palco e entoar os hits “Felicidade dela” e “Dois corações e uma história”. Novidade da BU 2022, o primeiro sunset da edição traz a nova musa agro Ana Castela. Com apenas 18 anos, ela já avisa a que veio “Olá, rapazes, aqui é a boiadeira”, ao som do berrante que introduz “Pipoco”, sua música de estreia que figura no alto das paradas de streaming do Brasil. Ao lado dela, a dupla Guilherme e Benuto.

Homenagem à “Barraca da Zootecnia”

A primeira noite do segundo fim de semana será uma homenagem aos cursos de Agronomia e Zootecnia. A “Barraca da Zootecnia”, que deu origem à BU 20 anos atrás, será lembrada com Loubet e as duplas Pedro Sanchez & Thiago e Bernardo & Raphael.

No início dos anos 2000, os acadêmicos desses cursos criaram um cantinho para reunir a galera durante a Expoingá. “Começou com uma tenda de 10×10 metros e duplas sertanejas locais que tocavam moda de viola. A Maringá FM investiu na ideia e começou a apoiar as festas, e assim conquistamos o direito exclusivo de administrar a estrutura, que foi crescendo cada vez mais ao longo dos anos e se tornou esse fenômeno”, lembra Jany Lima, head de conteúdo e diretora artística do Grupo Maringá de Comunicação, detentora da marca BU.

Agro é pop

“Os menino da pecuária” Léo e Raphael encerram a BU 2022, com sunset no dia 14 de agosto (Foto: Divulgação)

Netto e Henrique será a dupla atração do sábado, dia 13 de agosto, junto com o baile do DJ Jonatas Felipe. Quem encerra a edição deste ano da Barraca Universitária são “Os menino da pecuária” Léo e Raphael, ao lado do DJ Chris no Beat, especializado na mistura de funk, EDM e agro, e os consagrados Rionegro & Solimões, em mais um sunset de domingo.

“A programação deste ano da BU é um resumo do que a gente vem fazendo ao longo desses 20 anos, que é valorizar novos artistas e colocá-los em cima do palco de um dos principais eventos sertanejos do sul do Brasil. A Barraca Universitária, junto com a Maringá FM, tem essa força e consolidou sua marca ao lado dos mais importantes artistas sertanejos universitários de cada época”, diz Jany.

Nova BU

A Barraca Universitária – BU, balada que por 20 anos foi realizada dentro da Expoingá, ganhou independência e será realizada em um novo local. O evento terá três noites e três sunsets de muita festa entre os dias 05 e 14 de agosto.

A programação completa e os ingressos já estão disponíveis no site www.barracauniversitaria.com.br.

Ouça nossas playlists

As músicas mais tocadas do sertanejo, lançamentos e melhores! (Atualizada semanalmente)